Como fazer um pendrive bootável Deepin Linux

Objetivo:

Como fazer um pendrive bootável deepin linux mostra várias maneiras, de forma simples, como fazer um pendrive bootável com a ISO da distribuição deepin. (Baseado em comentário do blog)

1º Opção

Existe duas formas de fazer o pendrive bootável para o Deepin.

1º) Você pode usar o deepin boot maker.exe é um arquivo que vem dentro da imagem ISO do Deepin 15.4, basta utilizar um programa para abrir a iso e extrair apenas ele, se você estiver utilizando Windows ou Wine por exemplo, é possível utilizar essa opção ou qualquer outro programa para fazer pendrive bootável, eu particularmente gosto do Rufus e do Yumi.

2º Opção

É possível aplicar essa segunda solução para qualquer ISO de distribuição linux;

2º) Se você estiver utilizando o ubuntu e não tiver nenhum programa para fazer um pendrive bootável, você pode fazer de maneira simples através do terminal, basta seguir as instruções:
Plugue seu pendrive e abra o terminal, digite o seguinte comando:
sudo fdisk -l
Esse comando vai listar os dispositivos, procure o seu pendrive, ele deve estar mais ou menos assim: /dev/sdb1, você pode confirmar se é ele mesmo através da quantidade de GB de espaço que ele possui.
Agora é só desmontar e formatar o pendrive antes de colocar a ISO, utilize os respectivos comandos para isso:
sudo umount /dev/sdX*
sudo mkfs.vfat -I /dev/sdX1
(Em ambos os comandos você substitui o /dev/sdx* pelo caminho do seu pendrive.)
Agora basta jogar a ISO para dentro do pendrive, execute o seguinte comando:
sudo dd if=/local/da/imagem.iso of=/dev/sdX && sync

Substitua os locais após o if= e do of=, o curso de digitação ficará piscando ou travado é completamente normal, esse procedimento pode ser demorado, comigo utilizando a imagem do deepin 15.4 que são 2.4 GB, durou em média 12min.
Eu tenho um script que automatiza esse processo de fazer pendrive bootável pelo linux, caso esteja familiarizado com script é possível baixar ele através do meu github https://github.com/leeashley/bootzinho
Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários ou nos envie e-mail através da página de contato.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. ANTONIO DE LARA MENDES disse:

    Muitíssimo obrigado pela atenção, grande abraço!

    • Lee Ashley disse:

      Grande abraço, espero ter ajudado.

      • ANTONIO DE LARA MENDES disse:

        Ajudou muito e ontem dia 03 de maio, eu migrei definitivamente para Deepin 15.4 deixando com alguma saudade o Ubuntu que uso desde 0 10.4 foi um casamento que chegou ao afim, espero não ter uma “recaida” e que o Deepin não seja só uma carinha bonita. Por enquanto, como em toda nova paixão estou encantado com sua beleza e tudo é novidade. Contornei a questão da lentidão para baixar pacotes e estou muito satisfeito. Um grande abraço e muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons