Deepin 15.4 – O que é o deepin e o que traz essa nova versão?

Do que se trata o post “O que é o deepin e o que traz essa nova versão?”. Esse post expressa (tem como base) minha opinião pessoal, a intenção é  fazer um breve resumo sobre a distribuição chinesa chamada Deepin, posteriormente irei abordar algumas características da versão mais recente, Deepin 15.4.

 O que é Deepin?

Desenvolvido na china o Deepin Linux ou apenas Deepin, teve inicio no ano de 2004, é um sistema operacional de código aberto que utiliza o kernel Linux e é desenvolvido sob a Licença GPL. O Deepin é uma das distribuições linux mais simples de instalar e usar, principalmente para usuários de primeira viagem, isso sem falar do belo design que também é um grande diferencial em relação as outras distribuição.

“Deepin é um elegante, fácil de usar e confiável sistema para desktop domésticos lançado pela Deepin Technology Co., Ltd. WPS Office, Skype, Spotify e outras aplicações já vem pré instalado no deepin.” – Tradução de um trecho do Desktop Environment (Deepin.org)

O que facilita bastante no uso diário, já que não precisamos instalar programa algum para realizar as funções diárias; Caso precise de um programa que não esteja instalado nativamente é possível baixar aplicativos diretamente da Deepin Store que na minha opinião é um dos pontos mais fortes da distribuição, simples, bonita e cheia de aplicativos web e também possível encontrar vários programas do repositório PPA que em outras distribuições era necessário instalar o repositório manualmente antes de realizar a instalação.

O código do Deepin pode ser facilmente encontrado no seguinte GitHub.

Novidades da versão 15.4

Deepin Installer

A instalação continua elegante em relação a versão 15.3, porém é possível notar melhorias no refinamento gráfico e agora é possível escolhermos o fuso horário simplesmente clicando em nossa cidade no mapa mundial (Melhoria também em relação a versão 15.3);

Central de controle

A central de controle traz um novo design e interações, a homepage mostra os ícones relacionado para cada área de configuração. A distribuição tem um visual mais “blur” e transparente. Adicionado previsão do tempo com base na sua localização.

Kernel

A distribuição já trás o kernel 4.9 que pode melhorar a performance e compatibilidade com uma maior quantidade de hardware. Pessoalmente eu notei uma melhor compatibilidade e estabilidade com minha placa de nvídia.

Wallpaper e Touchpad

Agora a distribuição aceita nativamente wallpaper distintos para mais de uma workspace (realmente fez falta na 15.3), e agora é possível usar o touchpad com múltiplos toques.

 

Alguns programas e recursos nativos do deepin.

Deepin Screen Recorder; – Realizar gravação tela

Deepin Voice Recorder; – Gravação de áudio;

Source Han Serif fonts; – Estilo de Fonte;

Foxit Reader; – Leitor de arquivos PDF;

XServer and Drivers; – Drivers de vídeo e gerenciador de drivers;

CrossOver 16. – O Deppin 15.4 traz a versão mais recente do CrossOver que nada mais é que a versão comercial do Wine. A distribuição linux tem uma parceria com a CodeWeavers Company; O deepin2014.2 released foi a primeira a implantar aplicação QQ6.7. O Wine, é uma fina camada para execução de aplicativos Windows em outros sistemas operacionais, ou seja, executa programas do Windows em outros sistemas como Linux ou MacOs.

OBS: O Wine/CrossOver não é um emulador do windows ou algo do gênero, o que na minha opinião torna a aplicação bastante poderosa e viável.

 

Fonte: Deepin.org

Nossos grupos do Deepin:
Facebook: https://goo.gl/50roN6

Telegram: https://goo.gl/Qftngd

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. ANTONIO DE LARA MENDES disse:

    Olá amigo eu uso Ubuntu e sei que este espaço não é para isso! Uso o Ubuntu desde 0 10.4 e estou querendo migrar para outra distribuição. Gostei da apresentação do Deepin 15.4 e baixei a imagem ISO, tentei fazer um pendrive bootável e não estou conseguindo! Desculpe me pela pergunta, um tanto amadora, como faço para instalar o deepin ? Se não for o espaço adequado peço desculpas!

  2. Eu tenho um Dell Inspiron Game Edition 7559, placas de vídeo Intel/GTX960m e usei o Rufus, via Windows pra passar a ISO para um pen-drive. Assim funcionou direitinho. Antes tinha tentado com o comando dd via Ubuntu mas o pen-drive não b a edição dos parâmetros de inicialização do Grub e eu não conseguia seguir o tutorial deste site pra instalar o deepin no meu notebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons