Deepin Linux – Instalação em notebook híbrido (Placa nvidia)

Deepin Linux – Instalação em notebook híbrido, post sobre a instalação do sistema Deepin Linux 15.3 em notebook híbrido ou que possua placa de vídeo nvida.
Vamos a uma rápida introdução:

O motivo que me levou a fazer esse post foi por conta de um problema que tive com a instalação e pós instalação de algumas distribuições linux, entre elas a Deepin 15.3 e o elementary OS 0.4(Loki). Nesse post o foco será a Deepin.

Meu Hardware: Placa de vídeo NVIDIA GT 740M.

Os sintomas para instalação do deepin 15.3 através de DVD e USB:

Sintoma instalação

Normalmente não conseguia chegar na tela inicial da instalação “onde é preciso escolher o idioma e hora que será instalado”.
Nessa parte foi apresentado vários erros como: “nmi watchdog bug soft lockup – cpu#1 stuck for 22s” e “usb 3-1.6 device descriptor read/64, error -110” (apesar de não ter nada plugado nas usb’s).

Quando conseguia chegar na tela inicial da instalação, imagem 1, após clicar na opção de idioma a tela congelava por alguns segundos e desbloqueava sem avançar para a próxima tela, ou seja, ficava preso nessa tela.

Tela de idiomas

Sintoma pós instalação

Deepin 15.3 .
Congelamento do menu de configuração, principalmente quando clicado na parte “System Information” ou até mesmo na abertura do launcher usando o mouse na extremidade esquerda da tela.

Debian 8.7.1 XFCE e Deepin 15.3 .
O notebook não desliga naturalmente através da interface gráfica (botão de desligar) nem mesmo através do terminal usando comandos como: poweroff, shutdown, reboot.
Nada disso adiantava, ele simplesmente congelava, mouse e teclado paravam de funcionar, era preciso desligar segurando o botão físico de power do notebook.

Solução para instalação do Deepin 15.3

Na hora de selecionar o dispositivo de boot, DVD ou USB, selecione a opção UEFI pois o Deepin não tem opção live e dependendo do programa que foi utilizado para fazer o pendrive bootável o processo de boot vai ir direto para tela de instalação.
O boot deve iniciar uma tela que tenha a opção “Install Deepin” talvez a opção “Deepin failsafe” dependendo da mídia usada, aperte a letra para alterar a configuração de inicialização, use as setas direcionais para navegar pelo texto, procure a linha que contém o seguinte código:
“quiet splash”
Acrescente antes o seguinte código: “ro nomodeset”
ps: sem aspas
Deve ficar assim:
ro nomodeset quiet splash
Aperte F10 para dar boot, talvez o gráfico fique um pouco baixo mas é normal, o importante é que agora vai conseguir prosseguir normalmente com a instalação do Deepin e não vai congelar na tela de idiomas.

Solução pós instalação – Deepin 15.3

Após a instalação do Deepin o sistema pode iniciar com certeza lerdeza gráfica, abra o terminal e digite:

$ sudo nano /etc/default/grub

Você terá acesso para editar o arquivo de grub do sistema.
Procure novamente a linha que contém o código “quiet splash” e acrescente após ele o “nomodeset”, ficando assim:
quiet splash nomodeset

Arquivo Grub Deepin modificado

Use CTRL + O para salvar alterações e CTRL + X para fechar o arquivo de grub, agora atualize o grub com o seguinte comando:

$ sudo update-grub

Caso não consiga nem iniciar após a tela de login, aconselho a parar na tela de login e pressionar “CTRL + ALT + F1 ou F2” para ter acesso ao sistema em segundo plano sem interface gráfica, feito isso faço o login com seu usuário e senha pela linha comando e depois digite o seguinte comando:

$ sudo service lightdm stop

Isso vai parar totalmente a interface gráfica, e depois é só seguir os passos acima para modificar o arquivo grub e atualiza-lo.
Reinicie o sistema, ele deve iniciar mais leve graficamente, agora é só atualizar o repositório e depois o sistema.

$ sudo apt-get update && dist-upgrade

PS: É possível modificar o repositório para um mirror brasileiro caso o repositório oficial esteja lento, caso tenha dúvidas de como fazer tem um post no blog diolinux ensinando a fazer essa modificação.
Depois de atualizar o sistema agora é instalar os drivers proprietários, basta iniciar o launcher e pesquisar por “driver”, inicie o gerenciador de driver e escolha os drivers proprietários.

Gerenciador de driver do deepin 15.3

Encerramento

Por último, após a instalação do drives proprietários você pode voltar ao normal o arquivo grub, e retirar o “nomodeset” após o “quiet splash”, e não esqueça de atualizar o grub “sudo update-grub”.
Reinicie o sistema e ele deve iniciar com o efeito do boot e muito mais bonito e leve graficamente.
Esses foram os meus sintomas e a solução para o MEU problema, espero que tenha ajudado ou apresentado algo útil a você.
Obrigado por ter lido até aqui, dicas, comentários e sugestões você pode deixar aqui em baixo ou ir na aba de contato e nos enviar o email, assine o feed para o receber notificação sempre que houver postagem nova.

Grupo no telegram sobre deepin:

Telegram: https://goo.gl/Qftngd

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Eré disse:

    Finalmente achei esse post!!! Melhor post do mundo! Funcionou aqui! Mto obrigado! Finalmente estou usando esse sistema no meu note. Valeuuu

  2. fabricio disse:

    Sensacional, pensei que ia ter que desistir do Deepin!
    Resolveu meu problema, parabéns pelo post!! Vlws

  3. Lucas disse:

    Como eu instalo o Bumblebee na minha maquina Intel/Nvidia 720M

  4. Pimenta Junior disse:

    Show de bola meu amigo, eu tinha dúvidas quanto ao Deepin com placas híbridas… é uma das minhas muitas guerras com o linux. Obrigado por compartilhar conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons